Tecnologias da Informação e Comunicação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD
CURSO GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL: Tecnologias da Informação e Comunicação; Leitura e Produção de Texto; Desenvolvimento Pessoal e Profissional
SÃO LUÍS - MARANHÃO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
IVANETE CORREA SANTOS - RA: 282710
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Graduação em Serviço Social do Centro de Educação Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de nota parcial das disciplinasTecnologias da Informação e Comunicação; Leitura e Produção de Texto; Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Sob orientação da tutora Gilzete Ribeiro.
SÃO LUÍS-MARANHÃO
2014
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre o SUAS,Buscando contribuir com a análise sobre o significado social do trabalho do assistente social no espaço CRAS, a partir da identificação de novas demandas, bem como das as respostas técnicas e políticas no contexto da proteção social básica. Aponta para a emergência de significativos dilemas e desafios, tendo como horizonte a reafirmação do projeto éticopolíticoe defesa intransigente da assistência social como política pública de direito. Procurando também uma forma de dinamizar as informações sobre os serviços prestados pelo Assistente Social no CRAS.
A política nacional de assistência social constitui um novo paradigma para a conformação da política na perspectiva de direito. Aponta inúmeras mudanças não só de forma, como de conteúdo também.
O presente trabalho busca identificar quais as mudanças impressas nesse novo paradigma da Política de Assistência Social, sobretudo a partir do SUAS e quais são as inflexões no fazer profissional do Serviço Social. Buscando conhecer como vem sendo caracterizado o trabalho a partir destas novas orientações, apontando as tensões entre demandas e o compromisso ético-político defendido pela categoria.
A metodologia na qual está sustentada