O Exemplo de Esdras
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Ed. 7.10
INTRODUÇÃO
Sabemos e cremos que a bíblia é a palavra de Deus, é o manual do criador para o bom funcionamento desse ser tão complexo que somos nós seres humanos. Diante de tal afirmação e crença qual deve ser a nossa atitude diante da palavra ouvida cada domingo? Apatia? Indiferença? Como reagimos? Aprenderemos com o exemplo de Esdras a nos preparar para ter atitudes corretas diante da palavra de Deus.
QUEM FOI ESDRAS? (Ed 7.1-6,12)
Esdras era sacerdote e escriba (doutor da lei). Ele buscou a vontade de Deus com todo coração, alma, força e entendimento. Foi um grande líder espiritual que influenciou profundamente a nação de Israel através de uma reforma e avivamento. Seu movimento reformador trouxe para Esdras o título de Segundo Fundador da nação judaica. Porque um homem como nós foi usado tão grandiosamente em sua geração?
1. O SEGREDO DO SEU SUCESSO ACIMA DE TUDO ERA O PROPÓSITO DO DEUS POR TRÁS DE SUA VIDA.
Por oito vezes lemos que a mão de Deus estava sobre Esdras (ver Esdras 7.6,9,28; 8.18,22,31; Neemias 2.8,18). Portanto, ele era o homem do momento para a realização do plano divino.
Deus em sua soberania usa homens dispostos para a realização de seus planos.
2. ESDRAS ERA UM HOMEM PREPARADO
Há muitos servos (homens e mulheres), sem preparo espiritual. Nos preparamos para muitas coisas, mas quando se trata das coisas espirituais somos relapsos e fazemos de qualquer jeito. A bíblia nos exorta: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”. (Colossenses 3.23)
Fico imaginando que se muitos que estão aqui aplicassem esse princípio em suas vidas as empresas os despediriam rapidamente. Porque o que se vê na prática é que para o Senhor qualquer coisa e de qualquer jeito serve. (Exemplo ensinando para transformar vidas)
O Coração