O Eucalipto Relat Rio
O eucalipto, pelas suas características de adaptação às mais diferentes condições de clima e solo e diversificação do uso de sua madeira, tem sido uma das árvores mais plantadas no mundo, podendo ser considerado uma verdadeira "árvore de negócios".
Durante milhares de anos o eucalipto evoluiu em ambientes secos e de solos pouco férteis, na região onde fica hoje a Austrália. Para os especialistas, isso ajuda a explicar a resistência, rápido crescimento e capacidade de recuperação dessa árvore mesmo sob condições ambientais desfavoráveis.
Em todo o mundo existem aproximadamente 700 diferentes espécies desta planta, sendo que dezenas delas estão em países como o Chile, os Estados Unidos e China, cujos climas e solos são tão diversos quanto os do Brasil.
O eucalipto, hoje, é uma alternativa de preservação da natureza. Por ser uma árvore de rápido crescimento e de fácil adaptação às mais diferentes condições de solo e clima, o eucalipto plantado, passou a ser uma alternativa racional contra a devastação das florestas nativas em diversas regiões do planeta. Seu cultivo não causa apenas benefícios ao meio ambiente. Alguns prejuízos na água, no solo e no ar, também são proporcionados por ele. Vejamos:
Em relação à água, basicamente o eucalipto necessita captar CO2 e O2 do ar, para realizar, respectivamente, duas importantes atividades metabólicas: a fotossíntese e a respiração, sendo que a fotossíntese necessita, ainda, da água retirada do solo. Nos vegetais, a água tem três funções principais: participar na reação da fotossíntese, ser transpirada pelas aberturas dos estômatos no processo de respiração e ser veículo para transporte (como seiva). Em conjunto, essas atividades metabólicas alimentam um ciclo completo da água que, após precipitar-se sobre o solo, é sugada pelas raízes, evaporada de volta para a atmosfera, precipitando-se novamente sobre o solo.
Uma das freqüentes críticas