O estudo da Administração pública
A administração nem sempre teve o status que possui atualmente, ele era vista como algo que não tinha muito importância dentro de uma estrutura, conceito esse que mudou com o passar do tempo, afinal hoje tudo está ligado a administração, só é possível que vivamos em sociedade graças a administração, pois ela cria parâmetros que permitem com que as coisas sejam feitas, ou seja, só vivemos em sociedade porque existem regras expressas ou não que regulam todos os aspectos de nossas vidas.
O texto traz novamente o desafio de tentar definir o que é a administração, e explica a impossibilidade de um contexto totalmente fechado do que é a administração e uma recorrente discussão é trazida, o da administração como arte e como ciência. A administração pode ser considerada ciência por possuir um corpo teórico próprio, que indica a seus seguidores como se comportar e pode ser considerada uma arte por exigir o desenvolvimento de habilidades baseadas na intuição, sem prever os riscos desse comportamento.
A administração como ciência traz consigo uma carga muito técnica e racional em contrapartida a isso a administração como arte traz consigo mais intuição e visão. Olhando num contexto geral entendo que administrar é uma arte porém é impossível executar tal arte sem a ajuda de conceitos e processos técnicos.
O autor traz um conceito de racionalidade como uma ação calculada corretamente, ou seja, busca-se o alcance de um objetivo com o mínimo de perda de realização de outros objetivos, dessa forma trata-se de uma forma calculada de ação que busca ser efetiva sempre, e se tratando da administração pública isso é ainda mais importante pois os alvos da ação administrativa somo nós.
O texto é bem técnico, traz a historia, evolução e conceitos administrativos, mas serve para abrir nossos olhos com relação ao nosso papel dentro da administração, em especial na administração, pois tem-se