O ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL
WPOS - PÓS-GRADUAÇÃO A DISTANCIA.
MBA EM GESTÃO PÚBLICA
SIDNEI CRUZ QUEIROS
TAREFA 3.2 – CONCLUSÕES SOBRE
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
SALVADOR
2015
SIDNEI CRUZ QUEIROS
TAREFA 3.2 – CONCLUSÕES SOBRE
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
Artigo Científico a ser apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas, Tarefa 3.2, da disciplina Gestão de Políticas Públicas.
Orientador:
RAFAEL INÁCIO DE FRAIA E SOUZA.
SALVADOR
2015
1 INTRODUÇÃO
Uma das funções principais da Gestão de Políticas Públicas é a administração de conflitos, normalmente – gerados por estas – já que o convívio em sociedade é extremamente complexo, o que resulta em uma imensa gama de distintos interesses de seus atores.
Diante de tantos conflitos de interesses, torna-se uma difícil tarefa fazer com que, no Brasil, as políticas públicas alcancem um dos seus principais objetivos, que é o Estado do Bem-Estar Social, ou, o chamado Welfare State.
O principal objetivo do autor com este artigo é o de se ater a esse recorte, diante de tudo que foi estudado durante todo o curso desta disciplina, e tentar responder à questão: de como é possível fazer com que as diversas políticas públicas alcancem o Estado do Bem-Estar Social?
Face ao exposto, serão apresentadas algumas definições de políticas públicas, bem como as de Estado do Bem-Estar Social - Welfare State, de especialistas, a caráter apenas elucidativo, para que, assim, o assunto fique mais claro. E em seguida, será tentado estabelecer uma relação permanente ou não entre os temas abordados: políticas públicas e o Estado do Bem-Estar Social - Welfare State.
2 DESENVOLVIMENTO
Nesta parte, serão esclarecidos alguns conceitos e definições sobre políticas públicas e Estado do Bem-Estar Social - Welfare State.
2.1 POLITICAS PÚBLICAS
De acordo com Aquidaban F. Machado “a realização das atividades estatais se materializa por meio da