O Espaço na visão do cinema
Erros da ficção É comum vermos erros em alguns filmes que retratam o espaço, como: o som se propagar no vácuo, explosões de naves, e etc. Porém, percebemos que esses erros, conforme o tempo, vão diminuindo, isso quer dizer que quanto mais o tempo passa, mais o homem adquire conhecimento sobre o espaço, que quanto mais o tempo passa, mais o homem chega perto de mostrar o que o espaço realmente é.
Clássicos
Viagem à lua (1902): narra a história de um grupo de cinco astrônomos que viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante, onde são capturados pelos selenitas. Contudo, conseguem escapar e retornam salvos à Terra. A película incluí inúmeras experiências arrojadas com algumas das mais famosas técnicas cinematográficas como a sobreposição, fusão e a exposição múltipla de imagens.
2001 – uma odisseia no espaço (1968): É um filme dirigido e produzido por Stanley Kubrick, que fala sobre a evolução da humanidade, que é sempre marcada por um monólito negro. Desde a pré-história, esse monólito parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar outro monólito. Eles partem na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra