O Espaço Geografico Rural
O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). Estudaremos o Espaço Geográfico Rural.
A estrutura fundiária refere-se justamente às características de tamanho e organização do espaço rural, o que nos permite conhecer melhor como funciona a vida no campo.
Quanto à dimensão das terras no espaço rural, podemos dividi-las em latifúndios e minifúndios.
Os latifúndios são as grandes propriedades privadas de terra. Nesse tipo de local, a agropecuária segue, geralmente, um sistema moderno de produção, com uma grande quantidade de maquinários e aparelhos tecnológicos para controlar e melhorar o processo produtivo.
Os minifúndios são as pequenas propriedades de terra, geralmente utilizadas para produção familiar ou coletiva.
No Brasil, existe certo questionamento por parte de muitos em relação à estrutura fundiária. Isso porque a maioria das propriedades privadas rurais no país são minifúndios, mas eles ocupam uma área muito menor.
O Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), hoje transformada em Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), realizou em 1965 o nosso primeiro cadastro fundiário e classificou as propriedades existentes, de acordo com os artigos 41 e 46 do Estatuto da Terra, em:
A) módulo rural, o imóvel rural "que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com ajuda de terceiros";
B) empresa rural, o imóvel que, tendo a extensão correspondente de um até seiscentos módulos, seja explorado "econômica e racionalmente", tendo cerca de 50% de sua área aproveitada;
C) latifúndio por exploração é o imóvel que, tendo as dimensões equivalentes a de um até seiscentos módulos, "seja