O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA UNICO DE SAÚDE - SUS
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA UNICO DE SAÚDE - SUS
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinares.
Prof. Clarice da Luz Kernkamp Valquiria Apª Dias caprioli Maria Lucimar pereira Maria Angela Santini Rodrigo M. Trigueiro Jossan Batistute
Porto Nacional
2013
S U M Á R I O
Introdução........................................................................01
Desenvolvimento .................................................. ..02 a 04
Conclusão........................................................................05
Bibliografia.......................................................................06
Introdução:
O Brasil, na década de 70 foi considerado um País jovem, mas hoje está bastante diferente nesse aspecto, a população brasileira envelheceu e como consequência, houve mudanças na estrutura familiar, na vida das pessoas, na sociedade brasileira e, seguramente, nas empresas, e na politica pública de saúde.
O crescimento da população idosa, atualmente, constitui-se em um desafio para as esferas econômica e social, principalmente relacionadas ao sistema de saúde, pois se sabe que os idosos representam a faixa etária que tende a consumir maior quantidade de medicamentos e exames especificos.
01
Desenvolvimento:
Nos anos 70 o Brasil foi considerado um País jovem, porém a população idosa dobrou devido a grande queda de fecundidade, e hoje o crescente número de idosos está sendo incorporados anualmente à população brasileira como num círculo, no qual não se pode identificar seu começo e seu fim, e a demanda expressiva e crescente do contingente idoso e as necessidades de toda ordem