O Enigma de Capitu - Peça Teatral
INTÉRPRETES:
Bentinho............:
Capitu culpada...:
Capitu inocente.:
Anjo..................:
CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS:
Capitu culpada: É irônica, senta na mesa, ocupa todos os espaços do palco. Fala desafiando Bentinho e a platéia; tenta várias vezes acariciar Bentinho.
Capitu inocente: É doce, não toca nenhuma vez em Bentinho, embora demonstre que deseja fazê-lo; olha com ternura para Bentinho e para a platéia como se pedisse clemência.
Bentinho: É tenso, ressentido; mostra-se perplexo diante da culpada e quase cedendo diante da inocente.
Anjo: É quase engraçado, mais para atrapalhado; quando não está falando, está tentando olhar nos olhos de quem fala, corre de uma personagem para outra, indigna-se com a culpada, acredita na inocente, aborrece-se com Bentinho e tenta expressar com gestos ao público o que sente.
(Cenário: Bentinho no seu escritório na casa do Engenho Novo; sentado à escrivaninha, segurando a cabeça com as mãos; Anjo está escondido atrás dele; as Capitus estão no meio da platéia. Abrem-se as cortinas, quando música abaixa, o Anjo levanta-se e bate no ombro de Bentinho.)
Anjo _ Oi, Bentinho. De novo pensando em Capitu?
Bentinho _ Não penso mais nela, ao escrever a nossa história exorcizei todas as lembranças.
Anjo _ Mentiroso! Então por que a carranca?
Bentinho _ Não consigo começar a minha "História dos Subúrbios."
Anjo _ Tem certeza de que é só isso?
Bentinho _ Não, não tenho certeza nem de que vivo. Não sei se é vida passar o tempo cronometrando o tempo que nos resta. O que fiz de mim, meu anjo?
Anjo _ Fez-se um homem ressentido, magoado, cheio de caraminholas na cabeça.
Bentinho _ Se ao menos eu tivesse certeza do que fiz. Não tenho nem como procurar respostas, todos estão mortos. Capitu, o filho, Escobar... Os fantasmas da Capitu culpada e da Capitu inocente não me deixam em paz.
Anjo _ E se você perdoasse a culpada e pedisse desculpas para a