o encanto da literatura infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 RELATO DAS CRIANÇAS 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como o objetivo apresentar a importância da contação de história e o desenvolvimento dessa prática na educação infantil, buscando apresentar a importância das histórias infantis, principalmente os contos de fada.
As crianças ao ouvirem as histórias adquirem conhecimentos que facilitara para a formação de um bom leitor, é também um meio significativo para se trabalhar, pois elas estão carregadas de emoções como tristeza, raiva, medo, alegria, tranquilidade, saudade suscitando assim o imaginário das crianças.
Com esse trabalho pretendemos apresentar as manifestações das crianças ao ouvirem a história dos três porquinhos mostrando a importância da leitura.
2 DESENVOLVIMENTO
O ato de contar histórias permanece no universo escolar há muito tempo e ainda muitos educadores não percebem que esse processo fundamenta o princípio de liberdade para criança, auxiliando do desenvolvimento individual das mesmas.
Entendemos que ao contar-se historias as crianças adquirem princípios éticos e a construam valores que auxiliam numa melhor convivência nos diversos ambientes sociais em que se encontram as crianças.
Segundo Cademartori(1987), a literatura infantil divide-se em dois momentos: a escrita e a lendária. Esta última nasceu das necessidades das mães comunicarem com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam. Estas historias era apenas contadas, não sendo registrada por escrito.
A história escrita nasceu no século XVII, que com a organização do ensino foram criados e preparados livros especialmente para as crianças. A contação de história se deu para que o homem pudesse fazer relatos de suas experiências e, conforme foi aumentando o valor que se dava a essa prática passou a perceber que poderia ter recompensas contando histórias, fato que denota já existir objetivos quando