O Egito
01. O povoamento
O povoamento no egito, deu-se por causa de alterações climáticas. O deserto do Saara por exemplo, era uma região repleta de savanas, habitado por caçadores e pescadores, agricultores e criadores de gado, porém com a última glaciação no deserto que provocou o ressecamento do terreno, levou a formação dos atuais desertos na região, fazendo com que assim os povos que viviam lá, se mudassem para às margens do rio Nilo.
02. Unificação
Haviam dois reinos no Egito, o Alto Egito e o Baixo Egito. Havia também um governante chamado Menés, que conseguiu unificar os dois reinos convencendo e subordinando vários nomos. Esse processo de centralização de poder deu origem ao período dinástico, e fez com que Menés se tor- nasse o primeiro faraó do Egito. O palácio então começou a controlar a vida econômica do território, construindo obras de irrigação e a produção agrícola. 03. A sociedade
No Egito haviam 3 camadas sociais principais: A nobreza, servidores e trabalhadores e por último os camponeses. Existiam também os escravos, em menor número. No casamento existia a monogamia e também a endogamia. Na monogamia os maridos podiam ter várias esposas, no caso do faraó ape- nas uma poderia ser a rainha. E também era comum a prática de endogamia, os faraós casavam-se com mulheres da mesma família, geralmente irmãs.
04. A economia
A economia do Egito, baseava-se na agricultura. O Nilo era de grande importância, pois eram nas suas margens que ocorria a agricultura. O calen- dário agrícola durava apenas 8 meses, de novembro a junho. Os outros 4 meses restantes era quando ocorriam as inudações do rio, onde os camponeses eram deslocados e praticavam outras atividades como a construção e manutenção de grandes obras, como por exemplo as pirâmides.
"Egito: Dádiva do Nilo".
Essa frase expressa a estreita relação entre a civilização e o rio Nilo. Eram nas margens do Nilo que ocorriam as diversas atividades, de suma impor-
tância