O Efeito Da Infla O Na An Lise De Investimento
O Efeito da Inflação na Análise de Investimento
A inflação é definida como o aumento contínuo e generalizada dos preços na economia também conhecido como processo inflacionário. Existem basicamente dois tipos de índices:
INDICES GERAIS DE PREÇOS (IGP): São índices que buscam medir a inflação como um conceito amplo na economia, envolvendo preços de atacado, de varejo e de construção civil.
INDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (IPC): São índices que buscam medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores que são as pessoas físicas. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE).
As causas da inflação são diversas e acaba afetando o bom funcionamento do mercado e é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Existem diversas causas para inflação, mas podemos destacar três principais:
INFLAÇÃO DE DEMANDA: Índice que mede a utilização da capacidade produtiva de determinadas fábricas, trabalhadores, máquinas, equipamentos, entre outros. Se por alguma razão ademanda atingir valores próximos ou mesmo superiores ao índice de utilização da capacidade produtiva, não são possíveis bens suficientes para atender toda demanda. Existem duas possibilidades para combater a demanda: aumentar a taxa de juros e aumentar os impostos ou cortar gastos e investimentos públicos.
INFLAÇÃO DE OFERTA: A inflação da oferta, chamada também de inflação de custo, está relacionadaa um forte aumento do preço de insumos importantes na economia, podemoschamar de choque de oferta. Esse processo é mais grave em mercados deoligopólio e monopólio, que