O dna
Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.
Portanto, para caber em uma célula, o DNA é enrolado muitas vezes e forma uma estrutura denominada cromossomo.
Cada célula do nosso organismo possui 46 cromossomos, sendo que 23 recebemos de nosso pai e 23 de nossa mãe.
Nos cromossomos, além das porções que codificam proteínas, temos regiões que, até onde se sabe, não codificam nada.
Nessas porções, o DNA é formado por pedaços idênticos que se repetem inúmeras vezes, ou seja, um fragmento de DNA que tem várias cópias arranjadas uma em seguida a outra.
Essas regiões são denominadas VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats) uma mulher pode ter 4 cópias de um determinado VNTR, no cromossomo que recebeu de sua mãe e isso vai fazer com que esse segmento de DNA tenha um determinado tamanho.
No cromossomo paterno dessa pessoa pode haver 8 cópias desse VNTR, o que vai fazer com que esse fragmento tenha o dobro do tamanho.
Outro indivíduo, nesse mesmo cromossomo pode ter 10 e 15 cópias desse mesmo VNTR, que fará com que os seus segmentos de DNA sejam maiores do que os da pessoa anterior.
Baseando-se nas diferenças de tamanho desses segmentos de DNA (VNTR), podemos distinguir uma pessoa da outra e estabelecer o pai biológico de uma criança.
Por exemplo, se o casal acima tiver um filho ele deverá ter recebido de sua mãe um fragmento de 4 ou 8 cópias e de seu pai um fragmento de 10 ou 15 cópias
Cada um de nós possui a sua própria sequência dos 3 bilhões de pares de letras com que se constrói um ser humano ( Genoma Humano).
Temos cerca de 3 bilhões de PARES BASES combinadas em