O dia 20 de novembro
“Só fica escravo aquele que tem medo de morrer sobre donos”
Colégio Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira
Docente: Alice
Aluna: Silvia Regina Mendes da Cruz Freitas
Matéria: História
Turma: III ACPN1
Turno: Noturno
Data: 19/11/2012
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTABELECIMENTO DO DIA “20 DE NOVEMBRO” COMO O DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA” PARA OS AFRO-DESCENDENTES?
O movimento negro reconheceu que o dia 13 de Maio marcava um significado político contra o Racismo e Abolição da Escravatura, outorgada pela Princesa Regente Isabel, em 1888. Mesmo assim o movimento negro queria mais; queriam mostrar para o povo a importância deste movimento. Na década de 70, o poeta gaúcho Oliveira Silveira percebeu que a data de 20 de Novembro apresentaria muito mais significado para a comunidade negra brasileira e sugeriu ao seu grupo que o dia 20 de Novembro fosse comemorado como o "Dia da Consciência Negra". O dia da morte de Zumbi do Quilombo dos Palmares (20 de Novembro) considerado o principal símbolo da luta contra todos os descendentes africanos no Brasil trouxe para o movimento negro a esperança de dias melhores e de liberdade. A data da morte de Zumbi significou muito mais aos negros do que à luta dos escravos para alcançar seus direitos.
O dia 20 de Novembro é de grande importância, pois traz o sentido de dever cumprido em prol dos direitos dos negros, as lutas, esperança, coragem e dentre outros. Os povos afros tem uma valiosa contribuição na construção da identidade brasileira, a partir de seus costumes, crenças, músicas, vocabulário, culinária, entre tantos outros fatores. Cada um deles individualmente tem seu toque que difere de muitos outros. Através dos afros descendentes também há a formação do país, pois eles lutam em prol de igualdade num mundo preconceituoso. O dia 20 também é uma forma de mostrar e lembrar para todos “não há nenhuma comprovação científica para apoiar as teses de superioridade racial e que