O DESVIO DA COLETA SELETIVA NAS LIXEIRAS TRANSPARENTES
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo
Maio de 2011
o desvio da coleta seletiva Nas lixeiras transparentes
Flávia Reis de Souza, Administradora pela Faculdade Novo Milênio graduanda em física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós graduada (lato sensu) em gestão ambiental pela Faculdades Integradas Espírito Santenses FAESA.
Mardel Freitas Braga, Estatístico, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Ciência dos Transportes, (UFES).
Florindo dos Santos Braga, Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Professor Associado do Departamento de Engenharia Ambiental da UFES
Endereço: Av. Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, CEP: 29075-910, Vitória, ES – Brasil, Tel.: 55 27 3032-6727 - e-mail: rsvinha@hotmail.com.
o desvio da coleta seletiva Nas lixeiras transparentes
resumo
No ato de dispor o resíduo na lixeira deve-se ter a consciência de optar pela sustentabilidade e de exercer o papel para que seja mínima a quantidade de rejeito e máximo o índice de recuperação, viabilizando assim a reciclagem. A lixeira da coleta seletiva é onde pode ser dar o passo inicial para uma solução sustentável para os resíduos sólidos. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de lixeiras transparentes na redução do desvio na coleta seletiva em relação às lixeiras opacas, visando promover a segregação correta dos resíduos no momento do descarte. O local do experimento foi a cantina da engenharia no Centro Tecnológico IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) campus de Goiabeiras. Foi implantada uma coleta seletiva para papéis, plásticos e outros, sendo utilizadas lixeiras opacas e transparentes para verificar se havia diferença de comportamento do gerador quando do acondicionamento, medida através quantidade colocada na lixeira errada, ou desvios, nos dois tipos de lixeiras. Do