O desenvolvimento humano nos seus primeiros anos de vida
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
Profª: Maria Carolina Albuquerque Botaro.
FERNANDÓPOLIS
2013
AMANDA DOS SANTOS FERREIRA
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
Este trabalho tem por objetivo ser entregue para nota Av1 da disciplina de Psicologia da criança ministrada pela Profª: Maria Carolina Albuquerque Botaro.
FERNANDÓPOLIS
2013
INTRODUÇÃO
A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias da sua idade. Compreender isso é compreender a importância do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
O DESENVOLVIMENO DA CRIANÇA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
No século XX Piaget produziu uma teoria no campo da Psicologia do desenvolvimento infantil. Um primeiro aspecto geral proposto por Piaget refere-se à concepção de conhecimento. O sentido atribuído por Piaget à palavra “conhecer” é organizar, estruturar e explicar o mundo em que vivemos, incluindo o meio físico, as ideias, os valores, as relações humanas e a cultura de um modo amplo, a partir do vivido ou experenciado. Significa inserir o objeto num sistema de relações, a partir de ações executadas sobre esse objeto. Para Piaget, o conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio, e essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer. Assim,