O Desenvolvimento da Sexualidade
Luana Ribeiro Braga
Profª. Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID 0331) – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
26/06/07
RESUMO:
O estudo da sexualidade nas deferentes etapas da vida humana é fundamental para que possamos lidar com as pessoas levando em conta as diferenças do gênero presentes em cada ser humano. O desenvolvimento biológico e a maneira como este é vivenciado, influencia o crescimento emocional do individuo e o seu comportamento em diferentes situações.
Palavras-chave: sexualidade; gênero; comportamento
1. INTRODUÇAO
Para tratarmos do desenvolvimento sexual temos que fazer contínuas referências à Psicanálise e seu criador, Sigmund Freud.
Freud chamou a atenção do mundo para o fato de que a vida sexual tem inicio antes da maturação das glândulas reprodutoras, pois, baseados em dados da Biologia e da Fisiologia, os psicólogos sempre reconheceram ser a partir dos onze ou doze anos que se inicia o desenvolvimento sexual do ser humano, mas, para Freud “A vida sexual das crianças se manifesta já numa forma observável pelo terceiro e quarto ano...”.
Aos poucos ele certificou-se que a vida sexual infantil existia até antes do terceiro ano. Para Freud, há uma força, um desejo, uma energia sexual chamada libido, que se concentra em diferentes partes do corpo, inicialmente na zona buco-labial, que seria a primeira zona erógena, sendo substituída mais tarde pela zona anal e depois pela zona fálica. Aí então, a libido estará concentrada principalmente nos órgãos genitais.
A libido constitui a força dos instintos sexuais e será, aos poucos, reprimida pelo ambiente. O modo como ela será reprimida determinará o desenvolvimento normal ou anormal do indivíduo.
2. A IDENTIDADE SEXUAL
A identidade sexual, que começa a se organizar desde o nascimento, adquire sua estrutura, seu perfil definitivo, na adolescência. É nesta etapa que ocorre a passagem