“O desenvolvimento da cidade de São Paulo sob uma perspectiva histórica de seu espaço urbano”
RESUMO:
A cidade de São Paulo iniciou seu desenvolvimento através de uma missão jesuíta que visava catequizar os índios. Por sua localização de passagem o comércio se desenvolveu e iniciou-se o processo de desenvolvimento de uma das maiores cidades do mundo. Atualmente, encontramos uma metrópole dividida em grandes bairros e em uma sociedade que promove a gentrificação e uma mobilidade centrada no automóvel.
PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento, urbano, bairros, especulação imobiliária
ABSTRACT:
São Paulo city started its development through a Jesuit mission in Brazil that aimed to catechize the Indians. Because of its passing location the trade develped well and the development process started in one of the biggest cities in the world. Today, we find a metropolis divided in big neighborhoods and in a society that promotes the gentrification and a car-centered mobility.
KEY WORDS:
Development, urban, neighborhoods, real state speculation
Surgimento da Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo surgiu em 1554 e hoje é um dos maiores aglomerados urbanos do Mundo. Foi criada a partir de uma missão jesuíta com o intuito de catequizar os índios que viviam na região. Dois anos depois os padres ergueram uma igreja que foi a primeira edificação do povoado e logo depois o colégio e o pavilhão com os aposentos. Hoje, resta-se apenas uma parede de taipa original dento do Pátio do Colégio. Inicialmente uma força não econômica motivou o surgimento da cidade e que se desenvolveu posteriormente para criar um espaço onde a economia urbana ganhou importância em São Paulo.
A sua localização única fez com que o povoado e seus arredores se tornassem entroncamentos dos muitos caminhos já trilhados há séculos pelos indígenas e depois pelos primeiros exploradores brancos, os bandeirantes.
Como se desenvolveram os principais bairros
Pinheiros foi o primeiro