O desenvolvimento da administração
Acredita-se que a administração já seja praticada desde a idade média mesmo que inconscientemente pelo ser humano.
Temos na história alguns fatos que revelam que administramos desde o ano 5.000 a.C. onde se procurava uma maneira pratica de resolver os problemas. Logo depois ele veio como uma forma de organizar o governo imperialista e outras instituições.
Isso nos mostra que o ser humano sempre administrou, pois ele sempre procurou maneiras de organizar e facilitar o trabalho.
Já no século XVIII ate o meio do século XX aconteceram as duas revoluções industriais que tiveram grande impacto tanto social, como político e econômico. Com a evolução da indústria e das maquinas, a organização das empresas ficava cada vez mais precária tornando maior o desperdício e dificultando o crescimento.
Pensando nesses problemas Frederik W. Taylor iniciou o estudo da administração como uma ciência, a principio Taylor focou em analisar como o trabalho era desenvolvido, observando cada operário, permitiu a eles escolherem sua forma de trabalho, o que ocasionou uma variedade enorme de formas de desenvolver o mesmo trabalho, dificultando a padronização de utensílios e ferramentas de uso na produção, também tornando complicada a supervisão. Taylor então tirou do trabalhador o direito de escolha, com o estudo de tempo e movimento assim ele definiu uma forma e uma meta para execução de cada trabalho. Com isso Taylor não somente conseguiu padronizar as ferramentas, utensílios e facilitar a supervisão como também ao dividir e tornar cada trabalho o mais simples possível, ele facilitou a substituição de qualquer funcionário com facilidade, pois nada era tão complexo que qualquer um não pudesse fazer. Porem isso ainda não tinha alcançados todos os objetivos de Taylor, ele já tinha conseguido reduzir o desperdício e estabelecer metas de produção, mas o lucro das empresas ainda não tinha atingido seu objetivo, para resolver esse problema Taylor percebeu