O DESAFIO DO VERDADEIRO GESTOR DE PESSOAS
As organizações estão em constante processo de mudança e adaptação, o que tem gerado
diversas alterações na gestão administrativa
das
empresas.
O ambiente está em constante mudança. As empresas que conseguem reagir rapidamente prosperam e, muitas vezes, apenas essas sobrevivem.
Essa capacidade de reagir requer flexibilidade e abertura a novas ideias e abordagens, fazendo com que as pressuposições básicas dos negócios sejam reexaminadas objetivamente e alteradas quando apropriado. Assim conquistar a vantagem competitiva requer que os paradigmas do passado sejam revistos e mudados para o futuro.
Até pouco tempo a trás o empregado obedecia e executava as tarefas ordenadas pelo chefe, pois este detinha a ideia de poder absoluto.
Atualmente o cenário é diferente, no lugar dos funcionários e chefes estão os colaboradores e os gestores. No entanto, para ser um verdadeiro gestor é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. O gestor necessita ser cientista, obtendo todas as informações
possíveis
sobre determinado tema, para só assim, ter o conhecimento necessário para tomar uma decisão.
Isso não é uma
tarefa fácil, pois desde que nascemos
somos
bombardeados por uma gama de conceitos preestabelecidos por pessoas,
que na muitas vezes não possuíam
as informações
e conhecimentos
necessários para tal tarefa.
O verdadeiro gestor desestrutura sua base e premissas e a partir disso, utilizando-se da pesquisa cientifica, recria-se partindo dos seus próprios conceitos. O gestor de uma organização esta gerenciando pessoas o tempo todo. O grande desafio é conseguir incentivá-las, motivá-las e fazer como que os objetivos da organização sejam seus objetivos.
O gerenciamento de pessoas eficiente – fazer o que se tem que fazer da melhor maneira
possível – é base para