O desafio do trabalho em equipe na saúde: revisão de literatura.
O desafio do trabalho em equipe na saúde: Revisão de literatura.
Trabalho apresentado a FAROL para a disciplina de Trabalho em Equipe como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo Professor: Esp. Edmilson
Maria de Brito.
VILHENA-RO
2012
RESUMO
Este artigo de revisão de literatura, falara sobre o trabalho em equipe, na perspectiva do processo de trabalho em saúde. Sendo que, o reconhecimento do trabalho do outro também pressupõe uma concepção de processo saúde-doença que contemple suas múltiplas dimensões, o que remete à integralidade da saúde.
Palavras-chave: Trabalho em Equipe. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de trabalho em equipe e apresentar alguns elementos fundamentais para a consolidação da equipe de trabalho na saúde. Quando falamos em equipe já pensamos em desafio, pois envolve um conjunto, ou seja, grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
Sendo que, o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
Encontramos vários conceitos de trabalho em equipe, um deles é: quando, em um grupo, as pessoas ajudam umas as outras, ou seja, trabalham igualmente, não brigam, concordam uns com os outros.
2 REVISÃO
2.1 Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é essencial no processo de inversão de modelos de atenção à saúde, em que a horizontalidade nas relações começa a constituir o cotidiano do trabalho. Como conceito, o trabalho em equipe pode ser desdobrável, em partes, definidas por Souza e Mourão (2002) como: Trabalho: atividade contínua e necessária a uma ação que envolve o conjunto de arranjos institucionais que transformam as relações sociais de produção nos locais de trabalho (relação de subordinação e dominação e/ou de cooperação e conflito). Equipe: