O desafio de avaliar
O DESAFIO DE AVALIAR
1 – Problema: Sendo a avaliação um dos maiores desafios da prática pedagógica, de que forma podemos direcioná-la para que ocorra durante o processo de construção do conhecimento?
2 – Tema:
“O projeto político-pedagógico como possibilidade de ação transformadora.” 3 – Objetivos:
- Investigar diferentes formas de avaliação, a fim de compreender o significado desta no processo de construção do conhecimento.
- Conhecer os critérios para elaboração de instrumentos de avaliação que acompanham o processo de construção do conhecimento.
4- Justificativa e relevância: Muito se tem escrito e falado sobre avaliação escolar, que é um dos maiores desafios da prática pedagógica e um tema polêmico que angustia professores, alunos e pais. Diante de tal diagnóstico a avaliação precisa ser analisada sob novos paradigmas, surgindo assim à necessidade de conhecermos e analisarmos as melhores formas de avaliação, buscando instrumentos úteis para direcionar a nossa prática pedagógica de maneira justa e coerente a realidade de cada aluno. Pensamos que avaliar é um processo contínuo e necessário, que nos permite ter consciência do que fazemos da qualidade do que fazemos e das conseqüências que acarretam nossas ações.
5 – Hipóteses:
A avaliação que importa é aquela que é feita no processo, quando o professor pode estar acompanhando a construção do conhecimento pelo educando, avaliar na hora que precisa ser avaliado, para ajudar o aluno a construir o seu conhecimento. Normalmente a avaliação ocorre a partir da aplicação de um instrumento, a prova, ao final de etapas do período letivo.
6 – Referencial teórico: É fundamental refletirmos sobre os novos desafios da avaliação, a fim de avançarmos em direção a uma educação de qualidade democrática para todos. Os