O DESAFIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRICULOS E NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ano II – Edição I – Maio 2010
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRICULOS E
NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ana Carolina Corrêa1
RESUMO
O presente artigo pretende refletir sobre a urgente e necessária efetivação da educação em direitos humanos como parte integrante do currículo e das práticas cotidianas na educação superior, sendo a mesma, um dos eixos fundamentais para a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.
1
Ana Carolina Corrêa é Pedagoga formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, especializada em Pedagogia Empresarial pela Faculdade Estácio de Sá e acadêmica do 4° período de direito pelo Instituto Vianna Júnior. Atua como Supervisora Pedagógica do município de Santos
Dumont.
2
Ano II – Edição I – Maio 2010
A preocupação com a educação em direitos humanos tem se afirmando com maior força no país, no âmbito das políticas públicas e na esfera das organizações da sociedade civil e, sem dúvida, a implementação do Plano Nacional de Educação em
Direitos Humanos (PNEDH - 2006) tem exercido uma função relevante de referência, estímulo, apoio e viabilização de diversas atividades.
É a partir disso que emerge para as instituições de ensino superior o desafio de realizar a educação em direitos humanos. Este é um desafio curricular e extracurricular, teórico e prático. E, também, um desafio no terreno das pesquisas acadêmicas que se debruçam sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE:
EDUCAÇÃO
SUPERIOR.
DIREITOS
HUMANOS.
DEMOCRACIA.
INTRODUÇÃO
Vistos como “possibilidade de transformação” da sociedade, os jovens participam das mudanças políticas e culturais de sua época. Atualmente, vivemos um tempo de grandes mudanças, assistimos a importantes transformações históricas e encontramo-nos frente a um processo de globalização que tem produzido uma reorganização das formas de pensar, de se relacionar, de intervir socialmente e comunicar-se.
Dentro deste