O cuidado: ontológico na saúde
DEFINIÇÃO DE CUIDAR
Segundo Amora (2001): refletir, pensar, interessar-se por, preocupar-se com, julgar, considerar.
DEFINIÇÃO DE CUIDADO
Segundo Ximenes (2001): precaução, cautela, desvelo, inquietação de espírito, pessoa ou coisa que é objeto de desvelo, encargo, responsabilidade, preocupação.
CUIDAR É UMA ATITUDE !
Segundo Leonardo Boff (2000), cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais, que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.
DEFINIÇÃO DE ENFERMAGEM
Definição de enfermagem, para Harmer e Handerson (1988, p.22), é a seguinte:
A função peculiar do enfermeiro (a) é dar assistência ao indivíduo doente ou sadio no desempenho de suas atividades que contribuem para manter a saúde ou para recuperá-la (ou ter uma morte serena) – atividades que ele desempenharia só, se tivesse a força, vontade ou conhecimento necessários.
E fazê-lo de modo que o ajude a ganhar sua independência o mais rápido possível.
SABER AVALIAR E AGIR
O enfermeiro deve ter a capacidade de avaliar no indivíduo as necessidades imediatas e a longo prazo, de cuidados físicos, de amparo emocional e de reeducação.
O cuidado permeia todo o trabalho da enfermagem.
Auxiliar no estabelecimento/ manutenção do equilíbrio entre os fatores que impõem adaptação e necessidades do cliente proporcionam ao cliente: saúde.
ARTE DE CUIDAR
A enfermagem é também considerada uma arte, pois relaciona o cuidado do cliente, durante períodos de doença e o auxílio para que atinja o máximo de saúde, durante a vida. A enfermagem atua na adaptação das necessidades do cliente, nos vários cenários que este se encontra (a casa, o hospital), interagindo o cliente com as pessoas, as famílias e a sociedade. (IYER et al, 1993, p.04)
DINÂMICA DO CUIDADO E RACIOCÍNIO REFLEXIVO
O profissional dá atenção, considera e avalia objetivando zelo: cuidar