Integralidade na atencção básica
814 palavras
4 páginas
A INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICAINTRODUÇÃO
Para o trabalho em Saúde da Família devemos aproveitar a amplitude que o paradigma bioético, de integralidade e de cuidado nos proporciona, visando à integralidade na assistência da atenção básica ao usuário e em toda a sua complexidade, sendo a base para exercer a promoção a saúde, desenvolvimento e direitos humanos. Neste aspecto este artigo propõe discutir a integralidade da assistêcia pelo cuidado e a bioética na saúde e cidadania.
A INTEGRALIDADE NO CUIDADO
O cuidado é ontológico na assistência de enfermagem, sendo a base para exercer a promoção a saúde, estando incluídas nesta o bem- estar fisíco, emocional e social dos individuos e coletividade. Segundo Leonardo Boff o cuidado está na origem da existência do ser humano, sem esse elemento não há vida. Quando se fala em centralizar o cuidado significa renunciar à vontade de poder que reduz tudo a objetos.
Para Furtado e Tanaka (1998), a assistência integral à saúde busca diminuir a distância entre os opostos entre saúde e doença, entre prevenção e cura, centralizando a atenção no ser humano. Dando ênfase a necessidade de melhoria no setor saúde para que se possa fazer o acompanhamento e vigilância do processo de crescimento/desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, sendo efetivo nas dificuldades encontradas de maneira holística.
A Conferência Nacional de Saúde(1987), propõe a integralidade como uma das diretrizes do SUS(Sistema Único de Saúde). Segundo Giovanella et al(2002) e Pinheiro(2007), o conceito de Integralidade é dividido em quatro dimensões.
A primeira dimensão baseia-se na importância da promoção e prevenção da saúde como necessidade primária à assistência.
A segunda dimensão garante a atenção nas articulações de promoção a saúde, prevenção e recuperação.
A terceira dimensão visa não somente a Integralidade abrangendo o cuidado, mas também a gestão.
A quarta dimensão entende a Integralidade como a integração de serviços