O crescimento econômico de cuiabá
Da Reportagem
A cidade de Cuiabá atingiu nível de excelência entre as capitais brasileiras no quesito renda per capita. Segundo estudo divulgado esta semana pelo IBGE, com base em dados dos anos de 1999 a 2004, a capital mato-grossense apresentou excepcional crescimento no seu Produto Interno Bruto – PIB, ficando com a 10ª posição entre as capitais no item PIB per capita, que é o resultado da divisão do valor monetário do PIB pela população. Fica à frente de capitais vizinhas como Campo Grande e Goiânia e até mesmo de capitais de estados expressivos como Salvador e Recife. O PIB per capita de Cuiabá, nesse período, é 39% maior que o de Campo Grande (MS) e 37% superior ao de Goiânia (GO). O valor do PIB per capita de Cuiabá, de R$ 10.025,00 é superior à média do país, que é de R$ 9.729,00.
Vários fatores sociais e econômicos contribuíram, ao longos desses anos, para conduzir Cuiabá à posição de destaque entre as capitais. O último levantamento do IPEA/PNUD sobre o Índice de Desenvolvimento Econômico – IDH dos municípios brasileiros já indicava que o IDH de Cuiabá também é superior à média nacional. O IDH é o indicador universalmente utilizado para medir a qualidade de vida da população de determinada região.
No período do levantamento do IBGE, 1999 a 2004, foi montado em Cuiabá um dos melhores sistemas de proteção social das capitais. Esse sistema contempla desde o atendimento gratuito de crianças em creches municipais e filantrópicas, ampliação do programa de saúde da família, programas de aceleração do aprendizado no ensino fundamental e de alimentação escolar, até unidades de apoio à juventude, à mulher violentada e centros de convivência para a população da terceira idade. Além desses programas públicos, muitas empresas implantam seus próprios projetos de responsabilidade social, contribuindo para melhorar a qualidade de vida na cidade. Volume expressivo de recursos investidos em asfaltamento, na infra-estrutura