Historia de cuiaba
Em 1718, o local estava abandonado e Pascoal Moreira Cabral que buscava indígenas subiu pelo rio Coxipó lutando com os índios coxiponés. Ao voltar da batalha encontraram ouro e fez com que desistissem da captura dos índios para se dedicar ao garimpo.
Em 08 de abril de 1719, Pascoal assinou a ata de fundação de Cuiabá num local conhecido como Forquilha. Em 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à vila passando a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e elevada à cidade em 17 de setembro de 1818 tornando-se capital do estado em 28 de agosto de 1835.
A economia de Cuiabá somente se desenvolveu após a Guerra do Paraguai, quando as navegações voltavam pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. A economia se baseou na cana-de-açúcar e no extrativismo, mas em 1930 a cidade ficou novamente estagnada.
Entre 1970 e 1980 a cidade voltou a crescer com serviços e infra-estrutura. O agro negócio se expandiu fortemente e a partir daí a cidade passa a se modernizar e a se industrializar. A partir de 1990, o turismo começou a ser fonte de renda e a cidade passou novamente a crescer.
De acordo com A. de Taunay, o fundador de Cuiabá, Pascoal Moreira Cabral nasceu em 1655. Filho de: Pascoal Moreira Cabral e Dª Mariana Leme. Casado com a paraibana Isabel de Siqueira Côrtes.
Ao Pascoal Moreira Cabral, todavia, reservou-se o direito, o privilégio de iniciar a nova era da região, de que surgiu Mato Grosso. Fonte: História de Mato Grosso – Virgílio Corrêa Filho.
Pascoal Moreira Cabral perdera o cargo de Guarda Mor. Inconformado efetuou petição ao Rei de Portugal em 15 de julho de 1722 e expressou o seu descontentamento com os seguintes dizeres: “ Seis anos nesses sertões, ocupado no real serviço de Vossa Majestade, trazendo em minha companhia 56 homens brancos, fora escravos e servos, sustentando-os a minha