O corpo fala
Uma das mais antigas e conhecidas formas de expressar-se é realizada por meio dos movimentos. A linguagem do corpo reflete o que está sendo dito, por isso é necessário coerência entre o que é falado e expressado. O ser humano em grande parte de sua existência muito mais do que falar, sem perceber comunica-se com o próximo mediante suas expressões faciais e movimentos diversos, pois independente de trocarmos uma palavra ou não com alguém se tivermos uma boa percepção conseguiremos identificar como está o estado de espírito de cada um.
Desenvolvimento 2
Durante uma conversa, olhar nos olhos significa atenção e sinceridade. E, se o amigo desviar o olhar, fique atento: ele pode estar escondendo algo de você! Quem está feliz e quer fazer amizade deixa os braços abertos e soltos. Se eles estão juntos ao corpo, indicam timidez ou nervosismo e quem fica assim pode estar fechado para novidades Quando a pessoa mente seus gestos mudam: aumentam as piscadas, a mão tende a tocar o rosto (boca, nariz, orelha, olhos, cabelos), a voz simula uma tosse e fica embargada. Andar com o tórax projetado para a frente e os ombros levantados mostra confiança. Ombros caídos e cabeça abaixada podem significar timidez ou insegurança. Sentar com as pernas afastadas é sinal de relaxamento. Viu alguém sentado com as pernas bem juntinhas? Pode ser que a pessoa esteja com vergonha ou se sentindo pouco à vontade.
Desenvolvimento 1
A Linguagem Corporal procura resgatar os dons naturais que todos temos de educar nossos olhos para enxergarmos o que não é falado. Sentir determinada emoção é sempre experimentar determinada reação fisiológica. A tristeza é a diminuição do ritmo respiratório; a raiva e o medo têm em comum a secreção do hormônio adrenalina, que dispara o coração preparando o organismo para o ataque ou a fuga; por sua vez, a sensação de alegria, a emoção é um aumento na produção de endorfinas, hormônios analgésicos e calmantes naturais, que criam o bem-estar da