O controle da mente
Curso: PSICOLOGIA - 1º - B –
FIP – FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CÉREBRO – UMA HISTÓRIA SECRETA – O CONTROLE DA MENTE
Há cerca de cem anos foi aprimorado um antigo estudo dos filósofos gregos, o qual objetivava clarear o conhecimento interno da mente, a chamada Psicologia Experimental. Buscava-se o controle da mente humana com diversas experiências, das mais simples as mais sinistras.
No documentário apresentado pela BBC, o médico e também apresentador, torna-se voluntário para um experimento que pretende explicar a reação da droga no cérebro e também as reações do corpo. Essa droga é Psolicibina ou “cogumelos mágicos”, onde foi injetado cerca de dois miligramas, no agora paciente, sendo colocado em um scaner cerebral.
Muitas das descobertas foram feitas por um Russo, chamado Pavlov na década de 1980. Ele analisava o reflexo dos animas e dos humanos, na maioria deles, crianças, onde se observou com diversas experiências o desenvolvimento de um reflexo condicionado.
Skiner, outro cientista da época, este agora bastante mal-afamado, criou a “Caixa de Skiner”, onde pombos eram tidos como cobaias em testes para novos comportamentos. Ele acreditava que poderia controlar várias pessoas e assim fazê-las melhores e mais produtivas. Seu pensamento o tornou detestável entre muitos e suas ideias e estudos que antes foram rejeitados, hoje são usados em crianças, principalmente nas autistas. Como antes, hoje se elogiarmos o comportamento correto e gratificá-lo, ele poderá ser repetido.
Nos diversos conflitos que ocorriam na época, algo chamou atenção entre os americanos, os soldados que antes lutavam pelo seu país, agora renegavam e criticavam sua origem. Sargent, foi um dos principais cientistas que realizaram tentativas, na crença que, causando um colapso na mente, poderia reprograma-la, sendo logo depois tida como fracassada, pois os efeitos dos experimentos eram temporários e não eficientes. Então foi criada a MK-ULTRA onde