O conto da Ilha Desconhecida
Título da publicação: O conto da Ilha Desconhecida
Nome do autor (incluindo datas e locais de nascimento e morte): José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, ao sul de Portugal, no dia 16 de novembro de 1922. Faleceu no ano de 2010.
Data da edição original: Publicado em 1998
Horas ocupadas para a leituras desta obra (aprox.): 3 horas.
Resumo / Argumento:
Um homem bate à porta das petições de um rei preocupado apenas em receber favores. Tal homem exige falar com o rei e, depois de três dias, consegue falar com ele e lhe pede um barco para ir em busca de uma ilha desconhecida.
O rei tenta negar conceder o pedido, alegando que já não há mais ilhas desconhecidas.
Por fim, após as insistências do homem e das demais pessoas, o rei lhe dá um cartão que deveria ser entregue ao capitão do porto. Quando o homem chega lá, o capitão tenta colocar empecilhos à viagem do homem, dizendo-lhe que não há mais ilhas desconhecidas e que não é aconselhável ir ao mar quem não sabe navegar.
No entanto, a mulher que atendia à porta das petições resolve abandonar tudo e seguir o ideal deste homem. Enquanto o homem procura por tripulantes, a mulher limpa o barco, livrando-se das gaivotas que ali se encontravam. Como o homem não encontra tripulação, começa a ficar desanimado. A mulher tenta animá-lo e, com o tempo, começam a se interessar um pelo outro.
Dormem separados no barco, o homem sonha que o barco tinha tripulantes, que estes o abandonaram por não terem os mesmos ideais que ele, e o barco começa a transformar-se em ilha.
Após isso, o homem acorda abraçado à mulher.
Palavras-chaves (escreva no mínimo 5 tags que lhe pareçam relevantes sobre o assunto e o desenvolvimento da obra):
Rei preocupado em receber favores.
Navegações
A ilha desconhecida.
Acordou abraçado à mulher.
Estrutura da obra (Capítulos, partes, atos e as relações estabelecidas entre eles):
O conto pode ser dividido em três partes, num