O contexto inicial da educação brasileira insere-se em um universo religioso e político
A unidade III vai tratar de um momento muito importante dentro da História da Educação, pois abordaremos a história da educação no Brasil. Veremos como se desenvolveu a educação no período compreendido entre a Colônia e o Império. Os temas a serem estudados mostrarão os interesses culturais, políticos, religiosos e, principalmente, as concepções europeias que influenciaram diretamente a educação no Brasil. Estudamos, na Unidade II, a importância das diferentes abordagens pedagógicas, algumas das quais foram trazidas ao nosso país. No entanto o sistema educacional que aqui se desenvolveu não levou em consideração a cultura de um povo que já habitava o país antes do processo de colonização. Este e outros aspectos importantes serão apresentados nesta unidade.
________________________________________________________
Nesta unidade vamos conhecer as fases por que passou a Educação no Brasil; vamos conhecer os aspectos religiosos, políticos e culturais que influenciaram e marcaram profundamente seu processo histórico, o qual se iniciou com a chegada da Companhia de Jesus, teve continuidade com as reformas realizadas pelo Marquês de Pombal e fechou esse período da história com a vinda da Corte Real de D. João VI para o Brasil.
Além das indicações de leitura que são muito interessantes para que você compreenda melhor o assunto, também indicaremos um filme, cujo tema complementa as discussões propostas nesta unidade. Assista ao filme e faça as leituras indicadas; assim você irá complementar a sua aprendizagem de uma forma bastante interessante!
O contexto inicial da educação brasileira insere-se em um universo religioso e político
O período colonial teve uma longa duração e, por muito tempo, esteve sob o domínio do poder da Igreja. Os jesuítas chegaram ao país, enviados pela Companhia de Jesus, com a seguinte missão: catequizar os povos do Novo Mundo. O objetivo era impor a religião católica aos nativos em substituição à cultura