O consumo
Para além de um ato económico, o consumo é ainda um ato social. Tal significa que o consumo é influenciado por fatores sociais, como a moda, a publicidade, a tradição, os modos de vida, entre outros.
A moda
Atualmente, verificamos que a duração dos bens é cada vez menor, o que leva à sua substituição. Perante esta consequência, as pessoas preferem os produtos mais recentes e que se usam mais nessa época. Em alguns casos, esta situação não se verifica por necessidade, mas sim para a inclusão num grupo ou para seguir um ídolo.
A publicidade
A publicidade é uma das formas de ligação entre a moda e as pessoas, através do conhecimento dos bens, criando ainda necessidades e desejos de adquirir esses produtos. Através de imagens que chamam à atenção das pessoas, estas são levadas a adquirir o produto, mesmo que dele não necessitem.
A tradição
A tradição constitui igualmente um elemento de influência para o consumo. Exemplo deste elemento é, por exemplo o natal, pois nesta época existem bens caracterizadores, como o Bolo-Rei, objetos de decoração ligados a esta comemoração (velas, o presépio, a árvore, entre outros).
Os modos de vida
Muitas pessoas, hoje em dia, pertencem a grupos, em que, de certa forma usam os mesmos bens e tentam copiar outros grupos, mais sociais, mesmo o seu nível de vida sendo mais elevado. Este consumo é também influenciado pelas figuras públicas, pois os indivíduos querem ser o mais parecidos possível com as caras mais conhecidas.
Evolução do consumo em Portugal e na União Europeia
Ao longo dos tempos, vão ocorrendo mudanças na forma em que se encontra o bem-estar das famílias verificadas nos progressos ou retrocessos desse país ou região. (Não encontrei nenhum gráfico na net)
(…)
Devido ao consumerismo os consumidores pressionaram os governos para criação de legislações de direitos e defesa dos seus interesses. No entanto, os consumidores não têm apenas de ver satisfeitos os seus direitos, mas têm