O consumo como inserção nas relações interpessoais: um estudo sobre o consumo contemporâneo em diferentes abordagens psicológicas.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Apresentação do tema
Muito se ouve falar na busca pela felicidade, as pessoas crescem, estudam, trabalham, formam-se famílias, ou vivem sozinhos, têm-se amigos, ou colegas, tudo com o intuito de ser feliz. Mas, no meio dessa estrutura, existe um funcionamento de relações sociais, intimamente, ligada ao consumo.
Consumir é o ato de apreender completamente, fazer desaparecer, comer tudo, devorar, desgarrar-se, usar destrutivamente, gastar, engolir, tragar, absorver, desperdiçar, experimentar, o consumo necessita de apetite (NOVELLI, 2005).
Assim como nos diz Costa Filho (2005) que, consumir é o exercício em que se pode ocasionar contentamentos e concretizações últimas da vivência humana nas sociedades baseadas na acumulação de riqueza, pelos donos dos meios de produção. Ter produtos e serviços de grande anseio social representa muito mais do que prestígio, riqueza e poder, significa alcance dos modelos de felicidade.
Parece que o ato de consumir rege as relações no mundo contemporâneo, onde o consumo torna-se substituto de angústias humanas e chave de acesso à indústria capitalista. Muitas vezes abrindo mão da própria subjetividade, as pessoas consomem para serem aceitas em um grupo.
A mãe não compra a fralda de qualidade para o seu filho, e sim, aquela em que a propaganda diz, que toda mãe boa consumirá aquela fralda, o homem não adquire um carro confortável, e sim, aquele em que a propaganda ressalta que o homem que possui o carro é mais viril e poderoso. Enfim, a influência da propaganda, juntamente com a fragilidade e vazio das pessoas, torna o consumo invertido, passando de necessidade para a representação de uma imagem ao outro.
Para ENECULT (Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2007 p. 8 e 9), em uma sociedade de referências tradicionais fragmentadas, o sujeito se anuncia por meio de suas posses e, de forma mais sofisticada, através de marcas que escolhe e as quais se agrega. Buscando