O construtivismo russo
O Construtivismo Russo foi um movimento de renovação artística e arquitetônica.
1- Condições Políticas:
A Rússia passava por um período de construção do socialismo, onde a concepção técnica romântica dá lugar a uma consciência de luta para transformar uma econoia ruraç em um organismo industrial moderno.
2- Antecedentes:
Em 1870 a Rússia passava por um movimento de retomada das artes e ofícios eslavos, artistar itinerantes levavam a arte ao povo, numa tentativa de ressucitar ofícios eslavos tradicionais. Esse movimento eslavófilo se transforma em uma força cultural com origens no povo.
3- A revolução Russa:
No início do século xx, o império Russo tinha uma sociedade composta por 170 milhões de pessos, mais de 50% composta por povos de outras nacionalidades, vítimas de forte repressão cultural.
4- Estrutura social:
Grandes mudanças ocorreram na estrutura socual dos assentamentos urbanos, permitindo uma distribuição mais justa. Finalidade de iniciar um programa massivo de trabalhadores que viviam em barracos e sótãos.
5- Infra-estrutura:
O desenvolvimento de um plano de eletrcidade estimulou as atividades construtivas e também determinou o caráter de tudo o que edificou entre 1921 e 1924, afetando diretamente a arquitetura. A nova política econômica estimulava a atividade construtiva. Entre 1925-27 houve a construção de novas plantas industriais, o planejamento de cidades, de novos conjuntos de moradia incluindo as comunas.
6- Processo de realojamento: comunas
No período compreendido de 1919-20 vários arquitetos se empenharam na criação de novos tipos de comunas.Projetos de habitações eram realizados para trabalhadores com uma série de dormitórios e zonas de serviço que constituíam o núcleo dos edifícios.
7- Arquitetura no contexto social
O projetos assumiam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em evolução, com inspiração derivada do fervor revolicionário das massas trabalhadoras. Nos projetos, os