o concreto armado no mundo
VITÓRIA
2015
O CONCRETO ARMADO NO MUNDO
VITÓRIA
2015
2. OS ARQUITETOS E SUAS OBRAS
2.1. Le Corbusier (1887 – 1965)
O franco-suíço Le Corbusier (Figura XX) é considerado o arquiteto mais importante do século XX, um influente representante do movimento moderno, termo que engloba diferentes experiências arquitetônicas desenvolvidas a partir dos primeiros anos do século passado, voltadas para racionalização de elementos e simplicidade funcional.
Logo no inicio de sua carreira, no ano de 1908 o arquiteto começa a trabalhar no escritório de Auguste Perret (1874-1954) em Paris, França. Auguste era o primeiro a experimentar a utilização de uma estrutura de concreto armado para um edifício residencial, durante o período que trabalhou no estúdio de Perret, Le Corbusier teve a possibilidade de conhecer essa técnica construtiva inovadora para época, pois proporcionava para construções um ganho de luz e ar nos ambientes internos das edificações, devido ás maiores aberturas proporcionadas pelo concreto armado. O arquiteto ficou encantado com o novo método construtivo, se convenceu que aquele era o material do futuro e a expressão do progresso, depositou nele grandes expectativas, apreciando sua economia, autenticidade e solidez monolítica.
Todo esse interesse pelo concreto armado logo leva Le Corbusier a desenvolver o junto com o engenheiro Max Du Bois no ano de 1914, a formulação de um projeto denominado Maison Dom-ino (Figura XX). Consiste em um sistema estrutural caracterizado por uma ossada de concreto armado que permite articular a planta e a fachada do edifício de maneira independente da estrutura. Com isso surgem princípios estéticos inovadores como a janela em fita horizontal e as coberturas planas. Figuras (XX e XX)