Wood frames
‘A CONSTRUÇÃO DO CRISTO REDENTOR (CONCRETO ARMADO)’
1.Introdução
O cristo é feito de concreto sobre uma tela de aço, que foi colocada sobre o molde original de gesso, pedaço por pedaço. Na argamassa utilizaram um método muito próprio da época e continha areia, açúcar e óleo de baleia. Para o revestimento donas de casa voluntárias cortavam triângulos de três cm de tecidos onde era colados Pedra Sabão que é um material resistente a intempéries. A estatua esta a 710 metros acima do nível do mar, tem uma altura total de 38 metros,pesa 1,145 toneladas e sua visibilidade é de 360 graus.
Vamos apresentar o material escolhido para a construção do Cristo Redentor o Concreto Armado; o concreto surgiu com o desejo de se criar uma pedra artificial, resistente, econômica e durável como a pedra natural e que apresentasse como vantagem a possibilidade de ser moldada nas dimensões e nas formas desejadas. A mistura do cimento com a água origina o material denominado pasta. A mistura da pasta e com o agregado miúdo dá origem à argamassa. Adicionando-se o agregado graúdo à argamassa resulta o concreto.
Para que se possa utilizar o concreto na construção de estruturas, aproveitando a sua boa resistência à compressão, é necessário associá-lo a um material que tenha boa resistência à tração. Resulta assim o concreto armado, que nada mais é do que o concreto simples no qual se colocam barras de aço, geralmente de seção transversal circular, com a finalidade de resistir, principalmente, aos esforços de tração que se manifestam no seu interior.
É importante salientar que não basta reunir concreto e aço para que se tenha concreto armado. É necessário, em primeiro lugar, que a armadura esteja corretamente posicionada no interior da massa de concreto. Além disso, é de fundamental importância que entre concreto e aço haja uma perfeita ligação de modo que as tensões de tração sejam absorvidas pelas armaduras de