ATPS Tratamento da Informacao
SERVIÇO SOCIAL
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
ANA MARA GALIARDE ADOLFO – RA: 6580313959
SERGIO LUIS BROD RAMOS – RA: 670 231 8301
TAIZE LEMES BITENCOURT – RA: 694 545 6086
Pelotas – RS
Setembro – 2015
INTRODUÇÃO:
Neste estudo iremos entender os conceitos de política publica bem como a composição dos indicadores sociais alcançados através das pesquisas realizadas pelo IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística). Neste sentido, serão realizadas analises através de indicadores como educação, renda, trabalho, saúde e modelo social. Através destas informações relacionamos a realidade no contexto da atuação e intervenção para melhorar esses índices.
CONCEITOS DE POLITICAS PÚBLICAS E SUAS DIVERSDIDADES: Políticas Públicas é o agrupamento de resultados, objetivos e resoluções do governo nas três esferas (nacional, estadual e municipal), tem a intenção de resolver os problemas da coletividade visando o bem estar social. É a população que faz as demandas de suas necessidades, porém, é o ente público que determina as ações que são prioritárias dentre essas demandas.
Nesse sentido, quem define o bem estar social é o governo (poder legislativo e executivo) os quais são eleitos, sendo que a sociedade raramente o delibera de forma direta.
Políticas Públicas são princípios norteadores de ações e diretrizes do poder publico, definindo regras e procedimentos relacionando e mediando o poder publico e a sociedade. Sistematizando ou formulando leis, programas, linhas de financiamentos, etc. Encaminhando ações envolvendo a aplicação de recursos públicos. Assim sendo, nem sempre existe coerência entre as ações desenvolvidas.
As demandas que requerem mais atenção do poder público no que se refere às Políticas Públicas são os setores menos favorecidos, classificados como fragilizados. Os que ocupam o poder interpretam esta demanda, através da mobilização social, que visa expandir e executar direitos de cidadania, também nas