O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO E O ESPAÇO DA BAIA DE TODOS OS SANTOS NA OBRA DE JOÃO UBALDO RIBEIRO
Lucas dos Santos Paiva*
RESUMO
O presente artigo apresenta algumas colaborações no sentido de auxiliar na construção do conceito de espaço geográfico, mostrar como algumas técnicas do domínio da literatura têm auxiliado o geógrafo no seu trabalho de descrição do espaço geográfico e a referência que o literato João Ubaldo Ribeiro faz em sua obra sobre o espaço da Baia de Todos os Santos. O objetivo deste trabalho é mostrar as benesses advindas do emprego de técnicas literárias no ofício do geógrafo e a referência a espaços geográficos em obras literárias.
Palavras-chaves: espaço geográfico, literatura, baia de todos os santos, ilha de Itaparica.
RÉSUMÉ
Cet article présente quelques collaborations afin d'aider à construire le concept de l'espace géographique, montrent comment certaines techniques du domaine de la littérature ont aidé le géographe dans sa description de poste de l'espace géographique et la référence à l'écrivain João Ubaldo Ribeiro rend à son travail sur la zone de la baie de Tous les Saints. L'objectif de ce travail est de montrer les bienfaits découlant de l'utilisation de techniques littéraires dans le géographe de l'artisanat et des zones géographiques en référence aux œuvres littéraires.
Mots-clés: l'espace géographique, la littérature, la baie de tous les saints, l'île d'Itaparica.
*Graduando em licenciatura em geografia – lukasz.paivassa@gmail.com
IFBA – Fnstituto Federal da Bahia
A sedimentação do conhecimento para transmissão de experiência tem como propósito tácito o desenvolvimento, e consequente elevação no grau de complexidade das sociedades humanas. Na modernidade, esse processo realiza-se com a ciência, que, detentora de prestígios, sustenta a condição de legitimadora do processo de produção, sedimentação e transmissão do conhecimento. O desenvolvimento de tal processo é regido por parâmetros e