O comércio mundial de alimentos: G33
O grupo reunia as 33 principais economias do mundo.
Os países que fazem parte do G33 são: Argentina Austrália Bélgica Brasil Canadá Chile China Costa do Marfim Egito França Alemanha Hong Kong (território autônomo) Índia Indonésia Itália Japão Malásia México Marrocos Países Baixos Polónia Rússia Arábia Saudita Singapura África do Sul Coreia do Sul Espanha Suécia Suíça Tailândia Turquia Reino Unido Estados Unidos
As reuniões do G-33 sobre o sistema financeiro internacional foram convocadas a pedido dos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais do países integrantes do G7 –é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo. Todos os países fundadores são nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. -A primeira reunião ocorreu em Bonn, na Alemanha
Coligação de países em desenvolvimento, pressionando por flexibilidade para realizar abertura ilimitada da agricultura no mercado.
Batalha dos países em desenvolvimento contra o método de tarifas de redução que podem atrapalhar a economia rural dos países em desenvolvimento.
Nas negociações agrícolas na OMC em meados de dezembro de 2004, os países em desenvolvimento do G33 apresentaram um trabalho, que foi chamado de método de redução de tarifa, em que apelou para um método de redução de tarifas que não resultasse no pagamento de altos preços.
Mas é preciso lembrar que os países em desenvolvimento com tarifas baixas, já têm pouca capacidade para realizar mais cortes significativos, sem interromper as suas economias rurais.
O G33 também apresentou documentos sobre produtos especiais e sobre um mecanismo de salvaguarda especial(SSM).
Documentos também foram