O Computador sempre usou o sistema binário ?
Os primeiros computadores eram decimais (por exemplo, o ENIAC).
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Em 14 de fevereiro de 1946, foi anunciado o ENIAC ("Electronic Numerical Integrator and Computer"), o primeiro computador elétrico digital eletrônico de grande escala, que em vez da lógica binária (presente nos atuais computadores) empregava números decimais.
Para nós, seres humanos, o sistema numérico decimal é bastante satisfatório. No entanto para uma máquina, como o computador, este sistema não é muito prático, visto que os dados precisam ser interpretados usando-se o estado da corrente elétrica (ligada/desligada, alta/baixa).
Para resolver este impasse foi elaborado o sistema de numeração binária, que usa os dígitos ZERO e UM em sua representação, os quais correspondem aos estados desligado e ligado, respectivamente.
Surgimento do Sistema Binário Fatos Históricos O matemático indiano Pingala apresentou a primeira descrição conhecida de um sistema numérico binário no século III a.C. O sistema numérico binário moderno foi documentado de forma abrangente por Gottfried Leibniz no século XVIII Em 1854, o matemático britânico George Boole publicou um artigo fundamental detalhando um sistema lógico que se tornaria conhecido como Álgebra Booleana. Seu sistema lógico tornou-se essencial para o desenvolvimento do sistema binário, particularmente sua aplicação a circuitos eletrônicos. Em 1937, Claude Shannon produziu sua tese no MIT que implementava Álgebra Booleana e aritmética binária utilizando circuitos elétricos pela primeira vez na história. Ou seja: o Sistema Binário, mesmo em sua forma mais simples já