O compromisso social , filosófico e profissional do pedagogo
O COMPROMISSO POLÍTICO, SOCIAL, FILOSÓFICO E PROFISSIONAL DO PEDAGOGO.............................................................................................05 a 09
CONCLUSÃO....................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................11
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho tem por objetivo mostrar alguns pontos nas relações estabelecidas, o compromisso político, social, filosófico e profissional do pedagogo sobretudo ao longo das últimas décadas. A introdução do desenvolvimento da sociedade nas decisões e ações estratégicas transforma as relações pessoais, profissionais, sociais e filosóficas, que deixaram de ser somente uma ação do governo.
As escolas também podem ou devem contribuir para resolver os problemas da sociedade, sendo como unidades sociais construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos. As instituições buscam transmitir valores sociais e transformar as pessoas como cidadãos críticos e éticos.
A responsabilidade social hoje tem maior ênfase no comportamento da organização.
04
O compromisso político, social, filosófico, e profissional do pedagogo. Desde sempre, o homem transfere responsabilidades. O culpado é sempre o outro e nunca ele mesmo, quando assume a culpa por algo, procura motivos para justifica-la.
Mas quanto ao professor, qual a sua responsabilidade social, como deve ser a postura do professor frente a sociedade. Segundo o autor (Celso dos S. Vasconcellos) hoje chegamos ao ponto, quase extremo em que se pede que a escola faça tudo aquilo que a família, a igreja e a sociedade não está conseguindo fazer. É preciso pensar no papel social que tem a escola, a pré-escola e a creche, bem como a profissão de professor. Ninguém dirá