O Compromisso Social Do Crist O Na Sua Comunidade
O verdadeiro cristão deve ter compromissos e responsabilidades com a sociedade. Precisa ser capaz de envolver-se na vida cotidiana na qual é inserido, a fim de levar ao conhecimento de todos o evangelho. Porém, não basta oferecer somente o socorro espiritual, uma vez que o homem compõe-se integralmente de uma parte espiritual e outra material, ambas com suas necessidades peculiares.
Em meio a tamanha desigualdade social, que implica em injustiças, opressões e muitos outros males que só aumentam na sociedade pervertida e corrupta, o cristão é ensinado por Jesus a não ser omisso às necessidades do próximo, mas desenvolver o amor como base de convivência social. Quando em Lucas 10: 25-37, Jesus explica, com excelência, sobre o amor ao próximo, exemplificando com o “bom samaritano” que se compadeceu de um necessitado. Jesus conclui dizendo: “Vai e procede tu de igual modo”.
É preciso notar que há sempre um próximo necessitado. Nas mais adversas situações do dia a dia o cristão deve ter atitudes que fazem a diferença. Compadecer-se não é apenas “sentir com o próximo”, mas “sentir a dor do sofrimento alheio”, de modo inconformado e buscar a mudança, pois sua mente é renovada (Rm 12: 2). Procurando também a posicionar-se como luzeiro no mundo (Fp 2: 15). Uma das maneiras mais eficazes de ser luz é estar em evidência, participando social e politicamente na sua comunidade, interagindo sempre com a mesma, tomando iniciativas que visem o bem comum.
Assim, o verdadeiro cristão, no cumprimento de seus deveres como compromisso em meio à sociedade, deve buscar desenvolver o amor como base de convivência social.