O comportamento social do homem
Outro estudioso, este americano, também aborda a questão demográfica na origem do comportamento social humano moderno. Mas o faz da perspectiva dos custos e benefícios da guerra na evolução de um traço social importante como o altruísmo. Os dois trabalhos são publicados na revista “Science”. Em ambos os casos, como não poderia deixar de ser na ciência contemporânea, Darwin ganha destaque e a comparação com os dados genéticos torna-se essencial pelo menos para validar as conclusões demográficas.
A origem do comportamento humano complexo, registrado primeiro na Europa e na Ásia ocidental (há cerca de 45 mil anos) e depois no sudeste e leste asiático, Austrália e África, se caracteriza por um marcado salto cultural e tecnológico, lembram Adam Powell (University College, Londres) e seus colegas. Inclusive surge um comportamento simbólico que se manifesta na arte abstrata e realista, assim como na decoração dos próprios corpos. Ferramentas de pedra, tecnologias avançadas de caçadores (lanças, bumerangues, redes), artefatos rituais de osso e marfim e musicais (flautas de osso) são restos arqueológicos que o confirmam.
O que Powell e seus colegas investigam é a dispersão espacial e temporal da origem da modernidade. Além disso, deve-se levar em conta que os humanos