"O como se"

978 palavras 4 páginas
Mestrado Integrado em Psicologia
Antropologia Filosófica

“O como se”

Ano letivo 2014/2015

1°ano

Iremos refletir sobre o significado do tema “o como se”. Este pode ser interpretado de várias formas, no entanto optamos por abordar o tema de três formas distintas, sendo estas: a dicotomia objetividade/subjetividade na interpretação da realidade, visto que esta está presente na perceção e na interpretação de acontecimentos por parte de indivíduos distintos; a influencia que uma entidade divina tem sobre o comportamento do individuo, pois esta pode condiciona-lo a agir de uma certa maneira; a corrente filosófica de “o como se” que se foca na dualidade realidade/imaginação.
Primeiro iremos abordar a dicotomia objetividade/subjetividade. Dentro deste tema surge a seguinte questão:
Será que a perceção que temos da situação em contexto vária de pessoa para pessoa?
Podemos afirmar que em determinadas alturas, apesar das situações serem idênticas e estas serem presenciadas por várias pessoas, os sujeitos poderão não as interpretar da mesma maneira, pois cada pessoa difere na forma como perceciona a realidade. Esta diferença advém do facto de cada indivíduo ter experiências de vida diferentes, assim como a sua educação e os seus valores morais, que o leva a refletir de uma forma distinta sobre o mundo que o rodeia, interferindo assim na perceção que este retira das situações a que é sujeito.
Por experiência de vida entende-se as situações vividas no passado, sendo estas influenciadas pelo estatuto socioeconómico, as condições de vida, a zona onde foi passada a infância, as pessoas com que nos cruzamos, a família onde nascemos, etc.
A educação e os valores morais estão englobados nos padrões culturais de cada sociedade. Entende-se por padrões culturais as formas coletivas de comportamento que permitem aos seres humanos aferir a sua conduta e prever a conduta dos outros. Por estas razões, indivíduos provenientes de sociedades diferentes

Relacionados