O Comandante Camilo Cienfuegos
Ernesto Martínez Rodríguez
Cuba 1956 / 1959, Guerra de Liberación Nacional. Inicio da revolução cubana.
Quando nos lembramos de, ou pesquisamos a revolução cubana logo nos vem em mente Fidel Castro; o líder guerrilheiro, e Ernesto Che Guevara; o revolucionário argentino que ao lado de Fidel iniciaram a revolução armada em cuba contra o ditador Fulgencio Batista y Zaldivar, outros nomes também importantes aparecem, o comandante Raul Castro ( atual chefe do Estado cubano), Juan Almeida Bosque, Joel Iglesias Leiva, Huber Matos...., porem do comandante Camilo Cienfuefos pouco sabemos .
Quem era Camilo Cienfuegos Gorriaran?
Um dos fundadores do Exercito Rebelde e um de seus chefes principais durante a Guerra de Liberação Nacional cubana, destacado revolucionário de procedência familiar humilde, porém de ampla ascendência popular por seu caráter jovial y natural desprendimento.
Nasceu em La Habana, no dia 6 de fevereiro de 1932, frequentou a escola de artes, porem foi obligado a parar por falta de dinheiro para pagar as mensalidades, viajou aos Estados Unidos em busca de melhor situação econômica, indignado com a exploração dos trabalhadores decidiu regressar a Cuba. Em 1954 se incorporou as lutas estudantis contra a ditadura de Fulgencio Batista. Ferido de bala durante uma manifestação em 1955 foi fichado pelo policia repressiva, pelo que se viu obligado a partir novamente ao exterior, em Nova York conheceu as ideias e propósitos de Fidel Castro, decidindo mudar para México e se incorpora a expedição que planejava iniciar a luta armada em Cuba.
Figurou entre os 82 combatentes que desembarcaram do iate Granma ( 2 de dezembro de 1956 ) nas costas cubanas iniciando a luta armada na Serra Maestra. Rapidamente se destacou pela sua valentia, audácia e qualidades no comando da tropa, pelo qual foi promovido a comandante. Cienfuegos assumiu uma posição de grande autoridade no exercito, chegando a ser o Chefe do Estado Maior do