O colecionador de sons - Ficha de Leitura
Identificação do livro pela referência bibliográfica:
Trías de Bes, Fernando, O colecionador de sons, Porto Editora, 2008 (adaptação para a língua portuguesa de Alcinda Martinho)
Indicação das razões de escolha:
Comecei a ler este livro porque me foi recomendado. O facto de o título ser relacionado com sons despertou a minha atenção em proceder à sua leitura, pois achei interessante a existência de uma história sobre um “colecionador de sons”.
Nota biográfica do autor:
Fernando Trías de Bes nasceu em Barcelona no ano de 1967. É um escritor e economista espanhol especializado em criatividade, marketing e inovação. Tem um diploma de Negócios e MBA atribuído pela ESADE e pela Universidade de Michigan.
Foram vendidas milhares de cópias dos seus livros, que estão traduzidos em mais de 30 idiomas.
É professor associado da ESADE e um dos sócios fundadores da Salvetti & Llombart, empresa que se ocupa da pesquisa de mercado criada em 1996.
Fernando é autor de diversas obras como ensaios, romances e livros empresariais, tais como:
Marketing lateral (2003);
A boa sorte, em coautoria com Álex Rovira Selma (2004);
O vendedor de tempo (2005);
Relatos absurdos (2006);
O livro negro do empreendedor (2007);
O colecionador de sons (2007);
Tinta (2012)
Breve resumo:
Este livro conta-nos a história de Ludwig Schmitt von Carlsburg, um tenor alemão com um dom invulgar: a capacidade de armazenar dentro do seu corpo todos os sons que ouve.
Antes de falecer, Ludwig contou a sua história a um sacerdote, Padre Stefan, que anotou o que ouviu, escrevendo assim os seus cadernos.
Após a morte do Padre Stefan, os cadernos ficaram guardados nas paredes da sua cela até à chegada do seu sucessor, Padre Jürgen zur Linde, que os encontrou e leu, acrescentando-lhes algumas notas.
Desde muito cedo que Ludwig começa a dar sinais de ser uma criança diferente das outras. Enquanto recém-nascido fechava os olhos durante horas, mostrando apenas reação