O Centro de Memória do Inatel
REC da Memória:
O Centro de Memória do Inatel – CMI
O Centro de Memória do Inatel (CMI) é o espaço responsável por preservar memórias do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e da região de Santa Rita do Sapucaí. Assim com o prédio V, o Centro de Memória do Inatel foi inaugurado em 2010 e está localizado no segundo andar deste mesmo prédio. O CMI é administrado por três funcionários e um bolsista. Atualmente, este núcleo de apoio está constituído por: Patrícia Aparecida Vigilato, Noel Ezidoro de Souza, Rita Aparecida Gomes de Morais Galvão e a bolsista Nicole Souza.
A preservação dos materiais coletados consiste em uma série de tratamentos especiais e cuidados contra fatores como: temperatura, umidade, iluminação, poluição atmosférica, agente biodeterioradores e a ação do homem. Sendo esses materiais: documentos, fotografias, vídeos, jornais e arquivos históricos regionais em geral.
O método de trabalho utilizado pelo CMI foi desenvolvido com o apoio da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) com o intuito de resguardar a importância da memória social dialogando diretamente com categorias de análise como práticas culturais, trabalho, cidade, patrimônio e sujeitos sociais.
Atualmente, o CMI é o responsável por um projeto de atividade complementar que tem por objetivo auxiliar os alunos na construção do conhecimento da história do Inatel e da região de Santa Rita do Sapucaí. Participar desse projeto intitulado “Recortes da Memória” compõe parte da carga horária complementar da disciplina de AC302, realizada no 2º período de graduação dos cursos de engenharia do Inatel. Também é responsável por promover projetos sociais para a comunidade acadêmica do Inatel e para a comunidade de Santa Rita do Sapucaí.
Existe um espaço, chamado Laboratório de História Oral, que coleta entrevistas com pessoas que, de alguma forma, contribuíram com a história institucional do Inatel e da cidade de Santa Rita do Sapucaí. Neste