O cego de jericó
PREDICA: 09.04.2014
TEXTO: MARCOS 10.46-52
Tema: TODOS TÊM NECESSIDADE DE UM MILAGRE, CONTUDO NEM
TODOS CONSEGUEM.
Introdução:
Todos nós, em algum momento da vida, estamos parados aguardando que alguém possa passar. Neste estado de espera a beira do caminho de nossas vidas, nem sempre observamos o que está acontecendo em nossa volta.
Estamos tão ocupados com a nossa maneira de viver e as coisas que nos cera que não detemos para ver que era Jesus que estava passando. Está passagem do Filho de Deus que não observamos pode ser a última de nossas vidas.
Quiçá não seja. Certo é que não vemos, embora enxergando, nem ouvimos o Mestre divino passar. Diferentemente de Bartimeu, que apesar de ser cego ouviu que o Senhor Jesus estava passando.
(46). “Estava assentado na beira do caminho mendigando”. Simboliza aqui a raça caída de Adão.
(47). “E ouvindo que era Jesus de Nazaré” É provável que Bartimeu tenha orado neste sentido. “Começou a clamar”. Esta expressão no grego quer dizer repetidas vezes. “E a dizer: Filho de Davi”. Um título que se referia ao Messias; o cego mendigo sabia que Ele era o Messias, mas os mestres religiosos não. “Tem misericórdia de mim”. Ele clamava na posição correta.
Estava reconhecendo ele para o mundo que o Messias estava o meio da humanidade como um de nos. Crendo nas promessas de Deus que o Messias era um rebento da raiz de Davi. Conforme esta escrito em IS. 11.1:
“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo”.
Lutou Tenazmente para chamar a Sua atenção. Embora todo esforço que possamos fazer o nosso socorro vem do alto.. Temos aqui um princípio.