O CASO ENRON OS MAIS ESPERTOS DA SALA 2
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATÉRIA: DIREITO EMPRESARIAL
TEMA: Resenha Crítica O Caso ENRON - Os Mais Espertos da Sala
2014
FACULDADE PITAGORAS
Resenha Crítica O Caso ENRON - Os Mais Espertos da Sala
NOME:
2014
FACULDADE
Resenha Crítica O Caso ENRON - Os Mais Espertos da Sala
Resenha crítica sobre o Documentário O Caso ENRON - Os Mais Espertos da Sala , que aborda o decreto de falência de uma das maiores empresas dos EUA em um escândalo financeiro e fraude contábil .
Orientador (a):
Prof (a) :
2014
ENRON - Os Mais Espertos da Sala
Resenha Crítica
A Enron foi fundada em 1985, através da compra da Houston Natural Gás pela Inter North. Ao longo da sua existência a Enron se dedicou a vários ramos de atividade além do Petróleo, dentre eles freqüência de internet e seguros climáticos.
A empresa nos anos 2000 foi considerada a sétima maior empresa dos Estados Unidos e foi por seis anos consecutivos eleita pela renomada revista Fortune a empresa mais inovadora do país. Envolta em polêmica, depois de ter declarado a maior falência da história dos Estados Unidos, agravada pelas acusações levantadas contra a empresa de movimento suspeito de fundos e da destruição de documentos importantes, a Enron e a sua empresa de contabilidade, Andersen LLP, foram alvo de investigações do Congresso.
A Enron super valorizava suas ações nos mercados financeiros por meios de técnicas contábeis e através de especulações futuras das quais não tinham garantia de acontecimento e para garantir que o dinheiro continuasse a ser investido na empresa, ela “inventava” empresas investidoras para pegar dinheiro de Bancos e investidores físicos a fim de angariar fundos para a empresa, fundos este que não existiam.
A indústria de comunicação à distância sofreu vários impactos negativos nos negócios, e isso afetou a Enron. Analistas financeiros começaram a investigar e