O caso dos exploradores de cavernas
Trabalho sobre o livro: “O caso dos exploradores de cavernas”
Aluno: Daniele Borges de Lima
Curso: Direito - noturno
Disciplina: Introdução do Estudo do Direito
Professor: Ivan Tomasi
Sumário:
1. Resenha
2. Destaques da obra
3. Opinião Subjetiva
1. Resenha
O caso dos exploradores de caverna
Os acusados são membros da Sociedade Espeleológica Organização Amadorística de exploração de cavernas.
Em maio de 4299 os 04 acusados em companhia de Roger Whetmore, na época membro da sociedade, penetraram ao interior de uma caverna onde ficaram presos por causa de um desmoronamento.
Os exploradores haviam deixado indicações da localização da caverna que foram visitar, assim foi enviada uma equipe de socorro ao local.
A tarefa do resgate foi extremamente difícil, e o trabalho de desobstrução foi por muitas vezes frustrado por novos deslizamentos e, em um destes dez operários contratados morreram.
No vigésimo dia soube-se que os exploradores haviam levado consigo um rádio transistorizado capaz de enviar e receber mensagens, então foi instalado um aparelho semelhante no acampamento para que pudessem comunicar-se.
Os engenheiros responsáveis informaram aos exploradores que precisavam ao menos de 10 dias para resgatá-los, não havendo novos deslizamentos.
Os exploradores pediram para falar com um médico e pediram se conseguiriam suportar mais 10 dias sem alimento. O médico disse que a possibilidade de sobreviverem era escassa, a partir daí o rádio silenciou por 08 horas.
Assim que restabeleceram a conexão os exploradores pediram novamente para falar com os médicos e, Whetmore falando em seu nome em representação dos demais indagou se sobreviveriam alimentando-se da carne de um dentre eles. O presidente da comissão dos médicos respondeu que sim, mesmo a contragosto.
Whetmore então perguntou se